segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Formação dos professores inseridos no Software Luz do Saber

No dia 11 de novembro de 2011, a partir das 8:00h, no Centro Educacional Professor Antonio Barbosa Braga - CEPABB se reuniram a Coordenadora do Software Luz do Saber - Ângela Gabriela Mota, a coordenadora do CEPABB - Lieuda Marília Fernandes, os professores Antonia Maria Lima Braga da Escola Manoel Coelho e Antonio Irarapuan Medeiros e Ana Raquel Pinto da Escola Julio Pinheiro Bastos  com o objetivo de conhecerem o Software Luz do Saber. 
O Luz do Saber é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de crianças, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e AnaTeberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.
Atualmente, o mesmo disponibiliza cinco módulos: “Começar”, “Ler”, "Escrever", "Aplicativos" e o "Professor". O primeiro é composto por 10 atividades que estimulam através de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolve as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.
O módulo “Ler” pode ser autorado. Isto significa que o professor pode criar as suas atividades adaptadas ao contexto do aluno, assim como também realizar alterações nas aulas já existentes. Existem atualmente 36 atividades estruturais (modelos), nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, as competências necessárias para aprendizagem da leitura e escrita. O software já conta com a proposta de 13 aulas que possuem várias atividades cada.

Inicialmente os professores foi feita a oração do Pai Nosso, depois foi passado um vídeo Ajuda de Escritório, e em seguida foram apresentados o Método de Paulo Freire com base na palavra que norteia todo o processo de alfabatização e a Psicogênese da Língua Escrita que estabelece níveis de escrita para os alunos que estão em processo de aquisição da leitura e escrita.  Antes de acessar o Sfotware Luz do Saber Infantil foi visto o Vídeo Metodologia X Tecnologia que trouxe a seguinte discussão: do que adiantam os recursos teccnológicos se a metodologia não muda? Eis aí o maior desafio: aliar tecnologia e metodologia 
para que  alcançemos o padrão tão desejado de qualidade, ou seja, nenhum aluno não leitor em nossas salas de aula.
Num segundo momento, os professores tiveram o contato inicial com o Software Luz do Saber Infantil e ficaram visivelmente entusiasmados com as atividades ali elencadas. Com certeza, o programa tem tudo pra dar certo, pois uma das metas da gestão do Secretário da Educação - José Gilvan Firmino é a implantação e a execução do Software Luz do Saber Infantil por confiar piamente no sucesso desta nova ferramenta de alfabetizacão.
Por fim, pousamos para a imprescindível foto histórica:
  
"A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida"
Sêneca

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário