sexta-feira, 1 de abril de 2011

Reunião dos diretores e coordenadores da Secretaria da Educação no mês de março

O secretário da Educação - Gilvan Firmino e a equipe da Secretaria da Educação se reuniram com os diretores e coordenadores das escolas da rede pública municipal de Irauçuba. 
Inicialmente houve a acolhida feita pela professora da sala de alunos especiais da Escola Paulo Bastos Valdiva Mendes Costa, lendo um texto para a reflexão de todos os presentes e fazendo uma oração.
Em seguida, o Coordenador da Equipe da Gestão Pedagógica, Júnior Ferreira começou a sua explanação com a seguinte frase: "É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca" de Dom Hélder Câmara; leu o texto "A borboleta e a flor" e apresentou vários informes para os diretores e coordenadores ali presentes.
Dentre os informes, apresentados pelo Júnior Ferreira, destacamos que na visita feita pela CREDE 06 em algumas escolas municipais foi constatado:
¢Pontos positivos vistos pela CREDE:
Na maioria das escolas visitadas a Infrequência estava baixa e havia justificativa para os alunos faltosos;
Destaque especial para a EEF Gil Bastos que nas salas visitadas pouquíssimos alunos haviam faltado;
A propriedade dos Núcleos Gestores com relação a sua posição e atuação na escola, como também para suas práticas para ajudar aos professores;
Destaque especial para a diretora Raquel (EEF Paulo Bastos); e para a Coordenadora do Anexo do Centro Educacional Prof. Antonio Barbosa Braga- Maria;
 
Os alunos dos 1º Anos estão com um nível de proficiência muito bom, isso nos leva a crer que logo no 1º semestre teremos a maioria das turmas leitoras;
Os professores já não veem mais a visita da CREDE como algo negativo ou de caráter inquisitor, mas como uma parceira para nos ajudar a encontrar o caminho certo;
Destaque especial para o professor Rivelino da EEIF João Mariano que deu um belo depoimento a respeito;
Em todas as turmas que a CREDE visitou os professores estavam com os Planos de Aula e seguindo-os rigorosamente;
Também nas turmas do PAIC estavam trabalhando os conteúdos de forma interagida, ou seja, todas as turmas estavam no mesmo conteúdo, e isso é muito bom para evitar que uma escola se sobressaia mais que outra;
Na Educação trabalhar em rede, é a sensação do momento!

Portanto, Parabéns ao Secretário da Educação - Gilvan Firmino e à sua equipe que não tem medido esforços para levar uma educação de qualidade para o município de Irauçuba!

Tivemos ainda a participação da coordenadora dos 5º anos, Fátima Marques que informou aos diretores e coordenadores acerca da oficina de Elaboração de Itens que será no próximo dia 16.03. com os professores dos 5º anos no auditório da Secretaria da Educação.
 
 Também houve a intervenção da Coordenadora dos 3º e 4º anos, Ângela Gabriela Mota, tendo como principal assunto a divulgação do Blog da Secretaria da Educação.


As técnicas responsáveis pelo 6º ao 9º ano, Lurdileide e Marian também deixaram seus recados: a técnica  da Secretaria Municipal de Educação - SME, Lurdileide Teixeira avisou a todos a respeito do Encontro com os Professores de História, Geografia e Ciências no dia 11.03 tendo como foco: Cultura Afro-Brasileira e Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Ainda com os informes, a técnica  da SME, Marian Matos, solicitou que os diretores e coordenadores avisassem aos professores acerca da Oficina de Elaboração de Itens pras turmas de 9º ano no próximo dia 18.03.2011 no auditório da Secretaria da Educação - SME.

 Para concluir tivemos a fala do Secretário da Educação, Gilvan Firmino (postaremos um vídeo com parte da fala do Secretário Gilvan  nesta reunião) que expôs as metas imediatas para o ano de 2011: Zerar totalmente a Infrequência e Elevar o IDEB do município de Irauçuba para 6,0. Ousado nosso Secretário hein?


 E o nosso querido Professor Antonio Barbosa Braga que fez sua explanação baseada nas exigências referentes aos currículos. (Também teremos uma postagem com parte da fala do Professor Barbosa nesta reunião)
Por hoje é só pessoal!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário