
Inicialmente houve uma oficina de relações interpessoais através da dança direcionada pelo professor Esaú (técnico da Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC)
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal. O programa tem amparo legal pela Resolução n° 06, de 16 de abril de 2010 que estabelece orientações, critérios e procedimentos para a transferência automática dos recursos financeiros para o exercício de 2010, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios e para o pagamento de bolsas no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado.
Em Irauçuba foram formados 70 alfabetizadores na Zona Rural e 09 na Zona Urbana, num total de 844 alunos, sendo 700 alunos na Zona Rural e 144 na Zona Urbana. Foram formados também 11 coordenadores locais, sob a gerência do Coordenador Geral - José Márcio P. Gomes e Coordenador Administrativo Pedro Valdeci Silva Sousa.
A seguir, fotos nas salas de aula:Tivemos um momento de muita emoção para todos os que fazem o PBA em Irauçuba, a Senhora Raimunda, professora do PBA do distrito do Missi - distante a 80km da sede de Irauçuba, apresentou um depoimento, colocando que foi aluna do PBA, atualmente já com o Ensino Médio concluído, é professora do PBA. Em seu depoimento destacou que seu maior sonho era ser professora desse programa que lhe mostrou o verdadeiro sentido da palavra leitura. A professora Raimunda enfatizou a importância do PBA em sua vida, oportunizando-lhe mudanças no que se refere a perspectiva de uma vida melhor. Quem estava lá sentiu a responsabilidade de levar o ensino a pessoas que não tiveram oportunidade de tê-lo, cuja inclusão representa um divisor de águas na vida dessas pessoas.
Para concluir, houve a apresentação de uma poesia pela técnica da Secretaria da Educação - Ângela Gabriela Mota que será postada em vídeo. Aguardem!Esse é o endereço no youtube pra vocês acessarem a poesia: Matuto Disisperado de Chico Pedrosa:
http://www.youtube.com/watch?v=nYRlqJUMnGM
Nenhum comentário:
Postar um comentário