sábado, 10 de setembro de 2011

Formação dos terceiros e quartos anos de Irauçuba

No dia 20 de Agosto de 2011, às 8:00h, na Escola Paulo Bastos houve a formação dos professores das turmas regulares dos 3º e 4º anos da rede pública municipal de Irauçuba, tendo como formadora a coordenadora dos 3º e 4º anos, Ângela Gabriela Mota.


A formação iniciou com uma mensagem “Bom dia” e a leitura do texto: “As ovelhas” de Célestin Freinet com a seguinte reflexão: Devemos educar os jovens para serem águias e não tartarugas. Não as educamos para alçar vôo, a aventurar-se vencendo o medo das alturas, mas as conduzimos à covardia, a esconder-se diante do perigo e do desconhecido. Se um exemplo vale por mil palavras cabe perguntar aos educadores: como os mesmos agem e comportam-se diante das autoridades, diante das regras impostas e não propostas pelo conjunto? Se o próprio educador se acovarda enquanto profissional, se acompanha o cortejo, o coral regido pelos que degradam a arte de educar, se politicamente não toma postura alguma diante da corrupção, mas é massa de manobra e em outras ocasiões subornados em troca de um emprego. Ser professor-educador é, antes de tudo, uma forma de viver e não, tão somente, uma profissão qualquer ou como muitos admitem: UM EMPREGO OU UM “BICO”, para quem não possui uma outra atividade mais lucrativa. Professores com esta visão deveriam atuar em outra atividade, pois esquecem que estão trabalhando com algo que pensa que sente e que possui potencial e não com objeto inerte, passivo e manipulável. Foi um momento de muitas participações e inferências por parte dos professores presentes.
Em seguida foi feita uma dinâmica de percepção em que foram coladas frases nas costas de cada professor e estabelecido o seguinte desafio: os professores tinham que descobrir o que estava escrito em suas costas através das pistas que os outros professores fossem apresentando, ao final cada professor externava o que tinha percebido e descobria se sua percepção estava correta ou não.




Também foram entregues Dicas de gerenciamento em sala de aula: “Previna a confusão” e “Seja específico” e ainda o Passo a passo para a leitura e compreensão de um texto”, bem como questões elaboradas de acordo com os descritores de Português e Matemática específicos para os 3º e 4º anos.


A formadora Ângela Gabriela Mota informou aos professores presentes que iria participar das formações do PAIC + em Fortaleza nos dias 22,23, 24 e 25 de Agosto e que no mês seguinte estaria trazendo o material estruturado conforme apresentado pelo PAIC + nas referidas formações.

Para concluir, foi transmitido o filme “Narradores de Javé” com o objetivo de refletir sobre a importância da educação na vida de uma cidade. A exibição do filme proporcionou aos professores, momentos de muita discussão e questionamento acerca da educação e da responsabilidade de ser um professor hodiernamente.

E a próxima postagem terá como tema os principais flashes do 7 de Setembro em Irauçuba, o Secretário da Educação, José Gilvan Firmino, juntamente com sua equipe, prepararam um 7 de Setembro histórico para todos os irauçubenses. Aguardem!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário