segunda-feira, 6 de junho de 2011

Formação dos professores dos 3º e 4º anos no mês de maio


Formadora: Ângela Gabriela Mota
Público-alvo: Professores de 3º e 4º anos regulares da rede pública municipal de Irauçuba
                No dia 28 de Maio de 2011, às 8:00h, na Escola Paulo Bastos houve a formação dos professores das turmas regulares dos 3º e 4º anos da rede pública municipal de Irauçuba, tendo como formadora a coordenadora dos 3º e 4º anos, Ângela Gabriela Mota. 

A formação foi iniciada com uma oração e teve os principais pontos a serem discutidos:
  •  Rotina Semanal
  •   Hino Nacional e Hino do Município
  • Oficina de Elaboração de itens de Língua Portuguesa
  •   Psicogênese da língua escrita
  •   Sugestões de atividades que devem ser passadas para os alunos em cada nível de escrita
  • Clube de leitura com as histórias: A verdadeira história dos três porquinhos; A estrelinha do mar e Bom dia a todas as cores
  •  Apresentação das três equipes

Foi encaminhada a todos os professores presentes uma rotina semanal, que se deve ser seguida pelos professores visando o melhor andamento das aulas, pois as crianças que vem do 2º ano estão acostumadas com a rotina e nos foi informado pela CREDE 06 a necessidade de se instituir uma rotina semanal também para os 3º e 4º anos. Nesta rotina, está sugerido que na sexta-feira de cada semana, a aula seja iniciada com o Hino Nacional e concluída com o Hino do Município com o intuito de educar nossos alunos no  tocante ao civismo e o respeito a pátria.
Como segundo ponto de nossa formação, foi entregue aos professores os descritores de 3º e 4º anos de Língua Portuguesa e Matemática e solicitado que no próximo encontro cada um trouxesse uma questão de cada item correspondente a Matriz de Referência de Língua Portuguesa objetivando assim a criação de um banco de questões disponível para todos os professores nos moldes do SPAECE, construído com a contribuição de todos os professores dos 3º e 4º anos. Ficou acertado que só no próximo semestre seriam elaboradas as questões referentes aos descritores de Matemática.
Em seguida, a formadora passou a apresentar a teoria da Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberoski que divide a aprendizagem das crianças em níveis de escrita, segundo o estudo das escritoras supracitadas a criança passa por etapas em sua alfabetização, então, ao percebermos em que nível de escrita a criança se encontra podemos fazer as possíveis intervenções para que esta possa avançar. O material fornecido na formação especifica as características de cada nível, o que e como fazer para que essas crianças possam progredir em relação a alfabetização dos alunos não leitores.
Para finalizar, os professores foram divididos em três grupos, cada grupo tinha a incumbência de ler uma história e apresentá-la. 
 
 A primeira equipe a se apresentar foi: Ricardo, Ozília, Cleide, Sanábia, Ioneide, Eliane, Regina Célia e Regina. A história “A verdadeira história dos três porquinhos”, foi contada a partir do teatro, a equipe foi muito criativa,  apresentou a história com um julgamento, em que o lobo mau, representado pelo professor Ricardo, contava a sua versão da história, a professora Sanábia era a juíza e os demais componentes eram o  júri. Após o pronunciamento convincente do lobo mau o júri absorveu-o.

 A segunda equipe: Lucineide, Marilac, Jisélia, Carlos Henrique, Cleuma, Lúcia, Sônia, Cleide e Rosiléia apresentou a história “A escolinha do mar” em forma de teatro.
 A terceira e última equipe: Marilac, Carlos Henrique, Maria Lúcia, Luís, Angelice,Domingos Obergne, dentro outros, apresentou a história “Bom dia , todas as cores”
 A formadora dos 3º e 4º anos - Ângela Gabriela Mota apresentou a poesia "Os animais tem razão" de Antonio Francisco para encerrar a formação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário