quarta-feira, 18 de maio de 2011

Hino de Irauçuba e Canção de Irauçuba


Hino de Irauçuba
Letra e Música de Raimundo Cipriano
I
Encravada no Nordeste Brasileiro
Orgulhando o território cearense
Irauçuba da bondade és o celeiro
És tão belo Oh! torrão iraucubense
O teu povo hospitaleiro é tão altivo
Gente forte, sempre audaz e varonil
Em civismo tu és um exemplo vivo
Sentinela da defesa do Brasil
Refrão
Irauçuba, quer dizer mel de abelha
Mas  também é traduzido em amizade
Do progresso tens acesa a centelha
E em teu solo tudo é prosperidade
II
Dominando a agricultura e a pecuária
Teu caboclo no trabalho é um titã
Com a prole na sua faina diária
Ele luta com denodo e com afã
Mãos calosas seu vigor ninguém derruba
O progresso todo dia ele constrói
É um bravo o caboclo de Irauçuba
Quase mártir mas também é quase herói
III
Nos teus campos os rebanhos são imensos
Tua agricultura é fenomenal
Irauçuba és tão bela que até penso
Que tu és um paraíso terreal
O futuro para ti já é presente
Irauçuba teu progresso incomum
Se és tão forte é porque o lema de tua gente
É um por todos e todos por um


Canção de Irauçuba
Letra e Música de Leonete Vasconcelos Mota (tia Cimá)
I
Irauçuba, tu és preciosa
És uma rosa em pleno sertão
A tua brisa nas tardes de inverno
Diz que é eterno o fiel coração
De um povo forte, de fé e valor
Que com amor teu progresso já faz
Campo aberto à hospitalidade
Gente forte, honesta e audaz
II
É no trabalho constante que cresce
E aparece a linda cidade
No mel de abelha tens a fortaleza
E a beleza da doce amizade
Filhos ilustres fazendo tua glória
E na história imortais ficarão
Irauçuba por Deus abençoada
E bronzeado pelo sol de verão
III
Em Irauçuba o céu é mais lindo
Sempre sorrindo um novo dia vem
O irauçubense é mais corajoso
Aqui as flores mais perfume
Nosso estudante é mais inteligente
Gente pra frente, luta pra vencer
Tira da rosa o néctar que alimenta
E faz crescer, crescer sempre e crescer (bis)

Mensagem do Secretário da Educação de Irauçuba - José Gilvan Firmino alusiva aos 54 anos de Emancipação Política de Irauçuba


Nossa terra, nossa mãe

Neste vinte de maio, Irauçuba comemora cinquenta e quatro anos de aniversário de emancipação política. Durante mais de meio século a nossa querida e amada Irauçuba vem passando por grandes transformações e especialmente nos últimos seis anos, graças ao nível de excelência de politização da maioria dos irauçubenses, tivemos a determinação de escolher uma jovem liderança, sem vícios políticos para comandar os destinos da política administrativa do nosso município e Irauçuba passa por grandes transformações e mudanças radicais, fazendo com que o desenvolvimento e o progresso atinjam patamares que talvez nem o maior sonhador tenha ousado sonhar um dia; e nesta data rogamos a Deus para que o povo de Irauçuba continue pensando grande e querendo sempre o melhor para esta terra que tão bem acolhe os seus e também os que por aqui chegam. Parabéns Irauçuba! O teu destino são os desafios e a marca do progresso.
Professor Gilvan Firmino
Secretário da Educação

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Mensagem do Coordenador da Equipe da Gestão Pedagógica da Secretaria da Educação - Júnior Ferreira


ACOMPANHAMENTO SISTEMÁTICO PARA UMA EDUCAÇAO DE VERDADE

                A Educação em Irauçuba encontra-se em um patamar mais ou menos confortável com relação aos resultados das últimas Avaliações Externas, que foi um esforço de todos durante o ano de 2010. No entanto, já estamos na luta para a superação desses resultados, pois queremos elevar nossos índices aos mais altos patamares de excelência, e para isso requer mais uma vez o empenho de todos que fazem a Educação de Irauçuba neste ano de 2011.
                Acreditamos que temos muito potencial, pois os nossos resultados já mostram essa realidade – saímos de um nível intermediário de desempenho para um nível muito mais desejável e confortável. Só depende de cada um de nós que fazemos a Educação irauçubense, fazer a diferença, essa é a nossa missão como educadores. Cada um trilhando o mesmo caminho, com o mesmo foco, melhorar a aprendizagem de nossos alunos.
                Para alcançar essa tão sonhada excelência, a “Educação de Verdade”, que é o lema da nossa Secretaria – buscamos desempenhar o nosso trabalhado com toda a dedicação necessária, traçando ações para se alcançar nossas metas. Uma das ações que a Equipe de Gestão Pedagógica da Secretaria da Educação tem desempenhado neste ano de 2011 é o acompanhamento sistemático das ações das Escolas, para isso temos estado mensalmente dentro das Escolas observando e sugerindo ações para a melhoria da qualidade de nosso ensino.
                O nosso intuito é trabalhar em parceria com as Escolas, que é onde de fato a educação acontece. Temos contribuído muito para a formação dos Núcleos Gestores das Escolas e consequentemente para o aperfeiçoamento das ações de nossos professores. As visitas são feitas mensalmente às Escolas pela Equipe de Gestão Pedagógica para que possamos contribuir para o sucesso das Escolas, seja na Sede do Município, seja na mais longínqua localidade – lá estará a Equipe da Secretaria da Educação desempenhando seu papel incansavelmente para engrandecer os nossos resultados.
                No entanto, não depende apenas da Equipe, é necessário que todos que fazem a Educação de Irauçuba – Secretaria da Educação, Núcleos Gestores, professores, pais e alunos, façam a sua parte e um pouco mais para que possamos num futuro próximo colher bons frutos. Muito já foi feito, mas muito ainda podemos fazer para que Irauçuba cresça cada vez mais na qualidade da Educação. O nosso desafio é crescer melhorando a qualidade do ensino e valorizar o nosso quadro de profissionais, assim teremos de fato uma “Educação de Verdade” e de qualidade!
Sucesso!!!
Júnior Ferreira
Coordenador do setor Pedagógico
da Secretaria da Educação


 






Apresentação do Projeto Aquisição de Alimentos na Escola Joaquim Lopes de Oliveira na localidade de Extremas - distrito do Juá

As comunidades de Extremas, Miramar, Carnaubal, Almas e Santos Reis receberam a comitiva da Prefeitura Municipal de Irauçuba, incluindo a presença ilustre do Sr. Prefeito Municipal Nonato, Secretários Municipais, diretores de departamento, parte da equipe da gestão pedagógica da Secretaria da Educação para congratularem-se com a implantação do Programa da Aquisição de Alimentos - PAA. Este projeto é desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária e a Secretaria da Educação de Irauçuba, o projeto objetiva a aquisição dos produtos oriundos da agricultura familiar, na hora oportuna, por preço compensador, trazendo segurança e incentivo para o pequeno agricultor, que passa a planejar suas atividades pela perspectiva de um horizonte maior de previsibilidade. Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são destinados à formação de estoques de segurança e canalizados prioritariamente para populações em situação de risco alimentar - geralmente residentes na própria região onde os alimentos foram produzidos, a exemplo dos acampados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, atingidos por barragens e outros segmentos. São também distribuídos para programas sociais públicos, abastecendo creches, escolas, cozinhas comunitárias, restaurantes populares e entidades assistenciais e/ou beneficentes Com isto, eleva-se o padrão nutricional e são construídos vínculos de solidariedade entre os habitantes da região. 
Em Irauçuba o PAA atende a associações, escolas e igrejas, no caso das comunidades supracitadas, este projeto beneficiará crianças e adolescentes matriculados nas escolas que compreendem a região do distrito do Juá, tendo como coordenadora das escolas beneficiadas a Sra. Ofélia Braga Lopes. O dia 08 de abril foi um dia de festa e alegria para as comunidades beneficiadas, sendo escolhida a Comunidade de Extremas para sediar a implantação e degustação dos produtos da agricultura familiar a serem fornecidos pelos produtores locais.
Para iniciar, houve a execução do Hino do Município de Irauçuba e a  oração e explanação do projeto pela coordenadora pedagógica Ofélia:

As comunidades a serem atendidas pelo PAA estavam ali representadas por pais, alunos e professores e cada uma brindou a todos com apresentações artísticas, a começar pela professora Simone (Escola Joaquim Lopes de Oliveira - Extremas)  que trouxe as alunas Mércia, Eva, Amanda, Carolaine e Darliane apresentando um cordel referente à melhoria na merenda escolar a partir da implantação do PAA.
Cordel Programa de Aquisição de Alimentos de autoria do aluno João Bento Duarte Neto, do 5º ano da Escola Joaquim Lopes de Oliveira
 I
Pretendo agradecer
Ao prefeito Nonatinho
Que merece nota 10
Ele é nosso amiguinho
Honesto, sério e exato
Que sempre nos trata com carinho
II
Quero agradecer um pouco
À nossa associação
Por ter nos ajudado
Que teve muita melhoração
Com o projeto PAA
Que mudou a nossa alimentação
III
Agora as coisas mudaram
Os alunos tem que melhorar
Melhorou muito
Aquisição de alimentos
Está melhorando
Nosso cardápio escolar
IV
Tem o Dr. Heleno Araújo
Que eu não posso esquecer
Por contemplar nossas escolas
Isso já é um prazer
Por ter feito isso por nós
Quero lhe agradecer
V
Tem a coordenadora Ofélia
Que aqui posso falar
Ela é muito interessada
O seu trabalho a melhorar
Por isso nós todos
Teremos que confiar

Também a professora Ana Lúcia, a auxiliar de Serviços Gerais Rosa Amélia e as alunas Luana e João Rian da Escola Maria Montes Fernandes da localidade de Miramar que apresentaram uma poesia:

Da comunidade de Carnaubal, o professor Cleonato (da Escola Jonas Gomes de Siqueira) levou a mãe da aluna Fátima e os alunos Ariana, José Armando e Pedro Henrique que leram uma poesia enaltecendo a implantação do PAA.
Já a comunidade de Almas trouxe como representação a professora Maria Célia da Escola Dr. Paulo Sanford, o Sr Jeová, pai do aluno Geomárcio que em suas palavras agradeceram à Gestão Ação, Ética e Cidadania através das Secretarias da Educação e Desenvolvimento Econômico pelo empenho na implantação do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e os diversos benefícios do referido programa para as comunidades beneficiadas.
A longínqua localidade dos Santos Reis também marcou presença nesta solenidade, tivemos o pronunciamento do Professor João Colares da Escola Sagrado Coração de Jesus que falou em nome dos professores e a Sra. Liduína que falou em nome dos pais e mãe de alunos da referida escola.
Para fechar com chave de ouro o momento das apresentações, a coordenadora de todas as escolas supracitadas, Ofélia Braga cantou uma párodia, composta por ela mesma, acompanhada pelas notas do violão do Prof. João Colares. E é claro que nós temos a paródia e vamos postá-la para que vocês possam comprovar o talento dos irauçubenses:


Paródia da Maria Ofélia Braga na música Asa Branca apresentada no dia do PAA
Hoje na comunidade
Temos associação
Eu agradeço a Deus do céu, ai
Por esta bela organização

Que prazer, que alegria
De poder nos dar as mãos
Agradecemos ao Nonatinho
Por ter formado esta união

A nossa comunidade
Recebeu muitas ações
Uma delas foi o PAA
Contemplando a alimentação

Há também Secretarias
Cada uma com sua função
Destacamos a SDE
Por sua coordenação

Agradecemos aos presentes
Por terem tido atenção
As comunidades é que agradecem
E agradecem de coração
 Olha a Ofélia aí gente:
Após as apresentações, ouvimos os pronunciamentos do Sr. Prefeito de Irauçuba - Raimundo Nonato Souza Silva, do Coordenador da Equipe de Gestão Pedagógica da Secretaria da Educação de Irauçuba - Júnior Ferreira e da Secretária da Saúde de Irauçuba - Izabel Lopes Braga.
Aí veio a melhor parte, todos foram convidados a degustarem os produtos que serão produzidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos - PAA nas referidas comunidades. Pelas fotos, percebe-se que todos estavam se deliciando com a comida maravihosa que ali fora servida.

Por hoje é só pessoal . . .

Continuação da postagem referenta a reunião dos técnicos da Secretaria da Educação e os diretores e coordenadores no mês de abril

Continuando as postagens da reunião do mês de abril entre o Secretário da Educação de Irauçuba - José Gilvan Firmino, a equipe da Gestão Pedagógica da Secretaria da Educação, tendo como coordenador - Júnior Ferreira e os diretores e coordenadores da rede pública municipal de Irauçuba, após a apresentação da peça teatral Chapeuzinho Vermelho Moderno pelos alunos da Escola Paulo Bastos, tivemos a apresentação dos resultados das provas do SPAECE 2010, momento este que alegrou a todos, pois conseguimos avanços significativos, resultado de muito esforço e empenho de todos os que compõem a Secretaria da Educação de Irauçuba. Aqui deixamos a nossa mensagem de agradecimento ao gestor José Elisnaldo Mota Pinto, mais conhecido como Zé Mota, que esteve à frente da Secretaria da Educação no ano de 2010 e a toda a equipe da Secretaria da Educação, um abraço especial aos diretores e coordenadores e principalmente o nosso pleito de gratidão aos professores que mostraram um excelente trabalho nas turmas dos 2º anos.
O coordenador da equipe da Gestão Pedagógica fez a apresentação dos dados do diagnóstico inicial aplicado no mês de março em todas as escolas da rede pública municipal, aplicado desde o 1º ano até o 9º ano, destacando  aspectos como: alunos leitores, leitores com fluência, leitores sem fluência, leitores de frases, leitores de palavras, leitores de sílabas, letras e não leitores. Outro aspecto a ser diagnosticado foi se os alunos conhecem e resolvem as quatro operações e se sabem escrever o nome.

O Secretário da Educação, José Gilvan Firmino, marcando presença na reunião, também deixou a sua mensagem e apresentou as metas que devemos alcançar, metas ousadas, diga-se de passagem, mas demonstram que temos um gestor proativo e que acredita na capacidade de sua equipe de aprimorar a educação em Irauçuba e vê-la entre as melhores do Ceará, e o melhor ainda, contribuído para o sucesso deste processo de mudança. 
 A coordenadora dos 2º anos, Cristiane Bezerra mostrou-se bastante contente com os resultados do 2º ano, pois Irauçuba avançou, graças a um trabalho consistente e compromissado de uma equipe que mostrou a que veio, tentando superar os obstáculos que são inerentes aos que buscam o sucesso. Parabéns a  querida Cristina Venâncio que esteve na coordenação dos 2º anos no ano passado e que também é vitoriosa por chegarmos a este patamar de sucesso. Parabéns aos professores guerreiros e destemidos que não mediram esforços para alcançarem êxito em seus trabalhos! Também tivemos a contribuição da diretora Marian Matos que também se pronunciou nesta reunião.
 Para concluir, as técnicas da Secretaria da Educação - Lurdileide Teixeira e Ângela Gabriela Mota trouxeram uma boa notícia para todos os presentes, trata-se do Programa Escola Ativa, elas foram  incubidas da nobre missão de coordenarem este programa e serem as responsáveis pelo mesmo na Secretaria da  Educação. O propósito do Programa Escola Ativa é melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores., tendo como objetivos:
   - Apoiar os sistemas estaduais e municipais de ensino na melhoria da educação nas escolas do campo com classes multisseriadas, fornecendo diversos recursos pedagógicos e de gestão;
  - Fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas a classes multisseriadas;
  - Realizar formação continuada para os educadores envolvidos no programa em propostas pedagógicas e princípios políticos pedagógicos voltados às especificidades do campo;
  - Fornecer e publicar materiais pedagógicos que sejam apropriados para o desenvolvimento da proposta pedagógica. 
 Certamente, será mais um avanço em nossa educação!

 

E agora, é com muita alegria que destacamos aqui os nossos índices educacionais:
 


RESULTADOS SPAECE ALFA 2010 – 2º ANO
POR ESCOLA
Proficiência
ESCOLAS
LOCALIDADE
2009
2010
EEIF Walmar de Andrade Braga
Bueno
192,2
151,4
EEIF Pedro Rufino dos Santos
Carnaubinha
182,4
141,8
EEIF Dr. Paulo Sanford
Almas
146,1
170,4
EEF Paulo Bastos
Sede
145,6
166,9
EEIF Dr. Marcelo Sanford
Boa Vista do Caxitoré
143,4
244,7
EEIF Francisco Rodrigues de Sousa
Boa Vista do Gabriel
138,0
141,6
CEPABB
Sede
130,6
198,1
EEIF Maria Montes Fernandes
Miramar
127,7
271,1
EEIF João Ferreira da Silva
Barreiras
124,3
102,0
EEIF Adauto Soares de Lima
Miranda
119,9
122,8
EEIF Ernesto de Paulo Bastos
Cidade
119,0
167,3
EEIF Francisco Araújo Chaves
São José
118,6
201,1
EEIF João da Cunha Araújo
Cacimba Salgada
115,0
218,4
EEIF Manuelito Dias
Caminhadeira
113,5
X
EEIF São Mateus
Rajada
112,8
206,2
EEIF Júlio Pinheiro Bastos
Coité
112,3
239,6
EEIF 1º Grau de Juá - Anexo
Juá
111,4
151,3
EEIF Miguel Barbosa Maciel
Boqueirão
109,6
274,8
EEIF João Mariano
Mocó
108,9
280,0
EEIF Francisco Ávila Carneiro
Riacho Salobro
104,8
X
EEIF Maria Neciza Braga
Tabuleiro do Júlio
103,9
135,6
EEIF Manoel Coelho da Cruz
Campinas
103,3
128,8
EEIF Antonio Barroso Forte
Costa
103,0
194,9
EEF Antonio Américo de Azevedo
Missí
101,6
152,6
EEIF José Aristides
Água Doce
100,4
134,1
EMEF Gil Bastos
Sede
94,1
199,8
EEIF Anastácio Magno
Pedra Ferrada
85,8
114,5
EEIF Francisco Ferreira da Cruz
Mandacaru
83,5
115,9
EEIF Josefa Ceci Tabosa Braga
Cajazeiras
83,4
116,4
EEIF Antonio Rodrigues Barroso
Fumo
80,0
106,2
EEIF Domingos Justino
Cachoeira
76,6
83,6
EEIF Sagrado Coração de Jesus
Santos Reis
71,6
161,6
EEIF Raimundo Pinheiro
São Joaquim
69,0
X
EEIF Francisco Pacheco de Castro
Passarinho
65,8
X
EEIF Mons. José Solon Teixeira
Poço da Onça
58,3
123,5
EEIF Edson Queiroz
Saco Verde
54,5
111,5
EEIF Pedro Barbosa de Azevedo
Fundões
47,1
184,4
EEIF João Batista Lopes
Crispim
44,2
X
EEIF Francisco Virgílio Bastos de Mesquita
Machão
41,4
136,2
EEIF José Joaquim de Paula
Vila Boqueirão

215,4
EEIF Manuel Balbino Duarte
Riacho Fundo

211,6
EEIF Joaquim Lopes de Oliveira
Extremas

197,2
EEIF Jonas Gomes de Siqueira
Carnaubal

105,8

 
LEGENDA

0 - 75
Não Alfabetizado

76 - 100
Alfa. Incompleta

101 - 125
Intermediário

126 - 150
Suficiente

151 - 175
Desejável

Parabéns Irauçuba!
Parabéns equipe da Secretaria da Educação!
Parabéns aos professores e aos pais!
A nossa vitória é conquista de todos. . .